5 Situações que o CFTV é indispensável

Quando tratamos sobre CFTV o que não falta são grandes oportunidades em que utilizar esse sistema faz toda a diferença, seja para seu condomínio ou negócio!

Em nosso artigo de hoje vamos mostrar 5 situações em que o CFTV se torna indispensável:

1 – CFTV para Qualidade de vida

Certamente um dos maiores bens que temos é a nossa vida e a das pessoas queridas por nós, vivemos em um universo que requer muita atenção com relação a segurança. Todos os dias assistimos notícias sobre a criminalidade em nossas cidades, sabendo de toda esta circunstância não é prudente que estejamos desprevenidos, sem recursos que nos ajudem a evitar passar por situações criminosas em nosso cotidiano.

O CFTV é a solução mais acessível para quem deseja investir na segurança do seu condomínio ou negócio, pois com um sistema é possível observar tudo que ocorre dentro e fora do empreendimento.

É verdade que o poder público tem investido em soluções de vídeo monitoramento em vias públicas, praças entre outros com o famoso projeto “olho vivo”. Mas, sabemos que segurança nunca é demais, principalmente dos nossos muros para dentro. Invista, vale a pena!

2 – CFTV para Prevenção de perdas

Nenhum gestor de negócios se alegra ao receber o relatório de perdas de sua equipe. Grandes atacadistas, transportadoras, rodoviárias, aeroportos, indústrias e distribuidores são os que mais sofrem com este problema, chegando em alguns casos do prejuízo na casa dos milhões.

Investir em pessoal qualificado para o monitoramento humano do ambiente pode ajudar, mas já não é mais suficiente. Uma boa solução de CFTV certamente é indispensável para o controle eficaz dos produtos e serviços de uma organização.

Existem várias tecnologias inteligentes em CFTV que facilita o trabalho e processo humano, segue alguns:

Retirada de Objeto

Este recurso presente em alguns softwares de monitoramento e embarcado em certos modelos de câmeras permite que determinada área (ou áreas) do ambiente monitorado sejam demarcadas por um quadrante virtual que cobre determinado produto, pallet, porta, extintores e tudo quanto possível para que toda vez que aquele objeto demarcado for retirado do local imediatamente a solução de CFTV pode tomar diversas ações, como a notificação no celular de algum líder de segurança, o envio de e-mails com fotos, um pop-up na sala de monitoramento e até mesmo acionar alguma saída PGM para ligar uma sirene, um giroflex, um portão eletrônico. Essas são algumas soluções de automação possíveis.

Outro cenário muito utilizado do CFTV com este intuito da prevenção de perdas é se utilizar câmeras para monitorar a operação de recebimento, contagem e fechamento de caixa (geralmente visto em comércios). É algo que realmente pode resolver grandes impasses em possíveis diferenças de valores em relatório financeiros.

Por último, mas não menos importante, podemos contar com o recursos de contagem de objetos que, para um ambiente de conferência, expedição e produção se mostra extremamente necessário! Na medida que o objeto cruza uma linha virtual habilitada via configuração na cena que está sendo captada, então, é realizada a contagem.

3 – CFTV para Segurança Veicular

Segurança por vídeo monitoramento em veículos deixou de ser uma característica exclusiva das empresas de transporte de valores e viaturas policiais.

Já é possível encontrar soluções de CFTV veiculares para os mais diversos fins, até mesmo para quem queira gravar aquela viagem de final de ano!

Se tratando de segurança, imagina um carro que, sendo furtado e tendo CFTV veicular está enviando as imagens do trajeto feito direto para o celular do dono do automóvel?

Outro recurso muito utilizado para segurança veicular é a leitura e reconhecimento de placas para identificação de carros roubados e afins por parte do poder público.

4 – CFTV para Análise de negócio

Uma grande novidade encontrada nas soluções de CFTV são ferramentas que podem ser usadas para análise do negócio e dar aos gestores indicativos de seu público e o comportamento deste dentro de seu estabelecimento. Entenda o cenário:

Podemos utilizar o recurso de mapa de calor para monitorar dentro do ambiente quais espaços são mais frequentados pelos clientes, quais mesas são mais utilizadas, quais gôndolas são mais visitadas para que, utilizando este mapeamento, podemos reposicionar produtos, alterar disposição das mesas e afins. 

Outra situação seria a utilização do recurso de contagem de pessoas para saber qual o fluxo de cliente diário, ou semanal ou mensal e até mesmo anual do seu estabelecimento, integrando ainda a inteligência de reconhecimento facial para identificação de clientes catalogados como suspeitos e afins.

5 – CFTV para Melhorar a efetividade da Segurança Pública

Cidade inteligente, cidade conectada, cidade digital… Vários são os nomes dados para projetos onde se busca trazer conectividade e segurança para nossos municípios. Há algum tempo existe a iniciativa do poder público em instalar câmeras para vigiar praças e rodovias, agora podemos ir muito além.

Imagine a possibilidade de integrarmos as instalações de CFTV das residências nos bairros para vinculá-las ao centro de monitoramento e base dados das forças policiais?

Pois bem, já é uma possibilidade com os recursos de federação em CFTV geralmente feito via software especialista.

Outra aplicação de CFTV para segurança pública são as instalações veiculares em ônibus de transporte público para identificação de crimes ocorridos nos carros, sendo que, esta mesma integração pode ser feita via federação também com as polícias.

Conclusão – Devemos usar a tecnologia como aliada, principalmente quando falamos de segurança. A prevenção sempre é o melhor caminho!

Foi muito bom recebê-lo aqui em nosso blog, espaço que utilizamos para abordar temas relacionados ao nosso principal universo. A nossa intenção é orientar sobre as questões técnicas, possibilitando uma escolha responsável, e maior probabilidade de satisfação com o resultado!

Para mais artigos, clique aqui.

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.