Locatronic Blog

Câmeras de segurança em indústrias: como elas auxiliam os setores de alto risco?

Câmeras de segurança em indústrias alto risco

Atualmente, as câmeras se tornaram um acessório indispensável e estão presentes, tanto em espaços públicos, quanto em espaços privados. Dessa forma, além de contribuir na identificação de atos ilegais, servem também como inibidoras de ações criminosas e de vandalismo. Além disso, auxiliam ainda no controle do fluxo,  gestão de pessoas e acidentes de trabalho.

Portanto, por apresentar inúmeras vantagens, gestores e líderes de empresas estão investindo cada vez mais no setor de segurança, principalmente no CFTV (Circuito fechado de televisão). Esta tecnologia permite muitas coisas; dentre elas a possibilidade de acompanhamento em tempo real das imagens de qualquer lugar, através de smartphones, tablets ou computadores.

Indústrias: importância de câmeras de segurança

Primordialmente, sabemos que a indústria configura-se em parte, em setores de alto risco. Isto porque, nesses locais, geralmente há muito maquinário, com produtos de alto custo. Além disso, são locais de grandes fluxos de pessoas, o que configura um local propício a invasões,  furtos e acidentes.

Portanto, percebe-se a importância de ter um sistema de segurança nestes locais. Elas servirão para identificação de situações anormais, prevenção de furtos e maior controle de fluxo de pessoas.

Assim, elas devem ser instaladas em locais estratégicos, tanto na região interna, quanto na externa da indústria. É preciso que se escolha pontos estratégicos, de modo que o local fique inteiramente vigiado. 

Nesse sentido, grande parte das indústrias possuem uma central de monitoramento  que é parte importante de todo o processo do Sistema de Segurança Eletrônica. Assim, contratar uma empresa especializada faz toda a diferença! A Locatronic é  uma empresa pioneira no segmento de locação de Circuito Fechado de Televisão (CFTV), líder de mercado, atuamos há mais de duas décadas, e já fizemos mais de 10.000 instalações!

Principais vantagens das câmeras de segurança em indústrias

Antes de mais nada, mesmo sendo uma tecnologia bastante comum e difundida no mundo todo, ainda é bastante negligenciada na sua real importância. Portanto, para que fique mais claro a importância do Sistema de Câmeras de Segurança em uma indústria, vamos entender a fundo as principais vantagens associadas.

Segurança dos colaboradores da indústria

Em suma, o posicionamento das câmeras em áreas de risco, possibilita o acompanhamento em tempo real de qualquer problema que possa acontecer. Dessa forma, todas as ações preventivas são checadas (como os EPIs), uso correto de maquinários, antes que se inicie qualquer serviço no local.

Além disso, as tecnologias atuais presentes nas câmeras, como sensores de movimento, calor e identificação de cores podem ser aplicados para detectar ocorrências como : derramamento de produto, superaquecimento, retirada de objetos, uso de capacetes de segurança, etc.

Administração da indústria

Em grandes indústrias, o fluxo de pessoas é altíssimo. Dessa forma, contar com a ajuda de um sistema de segurança eletrônica pode ser a saída mais segura. Além disso, até mesmo a área de carga e descarga pode ser integrada ao gerenciar a entrada e saída de veículos a distância, possibilitando assim, agilidade no processo de detecção de problemas que estejam atrapalhando todo o sistema.

Prevenção de roubos

Antes de mais nada, vantagem mais que óbvia: minimização de situações de furto e roubo! E elas podem ocorrer a qualquer hora e momento dentro da unidade. Dessa forma, quando se utiliza equipamentos com uma boa resolução de imagens, é possível apurar tudo, inclusive a identificação do culpado.

Outro fato interessante, é que a câmera por si só, já torna a vida dos criminosos mais difícil!

Em indústrias com plantas extensas, esse benefício torna-se ainda  mais valioso, pela proporção dos riscos que podem ocorrer e a economia que pode ser gerada. Além disso, o uso da análise de vídeo, pode tornar a atividade de vigilância mais eficaz e produtiva!

Controle de qualidade dos processos

A vigilância remota permite ainda que a indústria seja vigiada no tocante à exigência padrão. Ou seja, um controle relacionado a padrões estabelecidos por todos órgãos competentes. Seja em relação a segurança de maquinário, quanto ao uso de roupas adequadas pelos colaboradores, por exemplo, para a segurança no trabalho.

Caso ocorram situações como: cruzamento de linha, tempo de permanência excedido, é possível configurar o sistema para gerar alertas, trazendo assim mais agilidade e garantia ao processo.

Por fim, a equipe de profissionais da Locatronic é composta por profissionais altamente especializados e eficientes. Oferece assistência técnica, manutenção e treinamento nos equipamentos de Circuito Fechado de Televisão (CFTV), inclusive para sua indústria, com excelência, tecnologia, modernidade, eficiência e rapidez.

Entre em contato com a gente!