Como prevenir furtos e depredações em condomínio

Como prevenir furtos e depredações em condomínio

A importância em saber como prevenir furtos e depredações em condomínio deve ser pauta da reunião entre os moradores, com o intuito de buscar alternativas de segurança que zelem pela preservação dos objetos.

Uma vez que, nem sempre a prevenção é considerada, e sim, quando acontece alguma situação desagradável, a Locatronic Equipamentos de Segurança separou algumas dicas para prevenir que mais furtos e depredações ocorram em outras partes do condomínio.

Mesmo com a pandemia presente no ano de 2021, o crescimento imobiliário nas grandes cidades ainda é significativo, em que muitas famílias buscam até mesmo trocar casas por condomínios, justamente pelo fator segurança, e se algo que pode compartilhar durante esses anos de experiência, é a questão do investimento nesse quesito que facilita a tomada de decisão do interessado, que assume pagar o valor necessário para manter a tranquilidade.

A preocupação aumentou entre os moradores de condomínio

Os furtos em condomínio, sabe-se que nos bairros residenciais de classe média e alta, têm registrado um aumento das ocorrências, decorrentes da falha humana no controle de acesso dos portões, seja pelo porteiro ou ainda pelo próprio morador.

A questão é que quando esse incidente acontece pela primeira vez, nem sempre os infratores são identificados e logo voltam ao local e cometem novos furtos, desde lâmpadas, objetos de valor presentes nas áreas comuns, e até mesmo automóveis de moradores, isso quando observam a rotina do condomínio e fazem arrastões nos apartamentos.

A distração e falta de treinamento dos funcionários, quebra dos protocolos de segurança e falta de recursos de tecnologia para o Sistema de Segurança Eletrônica, monitoramento, permitem que os criminosos ajam de forma silenciosa, invadindo os condomínios, que somente na grande São Paulo, registra-se cerca de 3 mil invasões por ano.

Com esse número alarmante, a preocupação dos moradores aumenta à medida que diminui a segurança, que era o principal atributo do condomínio quando comparado à uma casa, independentemente do bairro que a mesma se localiza.

Considerando ainda o custo mensal de condomínio, que tem como objetivo cobrir as despesas de uso de áreas como playground, academia, salão de festas, salão de jogos e piscina, por exemplo, nada mais interessante que preservar esses bens tão úteis e facilitadores no dia a dia de quem gosta de ter tudo ao seu alcance.

Inclusive, todo o recurso de lazer disponível dentro de um condomínio também tem como intuito evitar a insegurança de locais abertos da cidade, como frequentar uma aula de spinning à noite no centro de São Paulo, é algo que causa receio nas pessoas com medo de serem assaltadas no farol e até mesmo perdendo suas vidas.

Outro motivo que preocupa síndico e moradores é a questão da pandemia, que faz com que as pessoas fiquem mais tempo em casa e que os serviços de entrega aumentem tanto quanto, o uso das áreas de circulação externas e internas, de modo que todos, principalmente os funcionários, tiveram que se adaptar rapidamente.

Entretanto, nessas falhas de supervisão é que os criminosos se aproveitam para adentrar o condomínio a fim de cometer um furto ou depredação, já que se sentem imunes à segurança policial e privada.

Como prevenir furtos e depredações em condomínio

Para quem é síndico, certamente já ouviu falar do termo conhecido como triângulo da segurança condominial: que se refere às instalações, treinamento e morador consciente, sendo esses, os pilares para uma vida tranquila livre de frustrações, na medida do possível.

A Locatronic Equipamentos de Segurança, ao longo dos anos, visitou muitos condomínios em que cada um tinha uma história para contar sobre furtos e depredações, onde, parece que a artimanha desses infratores são surreais.

O lado positivo é que a tecnologia do Sistema de Segurança Eletrônica e treinamento dos profissionais de vigilância adequaram-se a esses novos comportamentos ilícitos, diminuindo em grande parte o índice de atos nesses imóveis. 

Logo, a primeira dica para prevenir furtos e depredações em condomínio é que o local promova barreiras físicas de segurança contra invasores, na área social, de serviços e garagem, onde somente o morador e o porteiro tenham acesso.

Em segundo lugar, é o treinamento do pessoal da portaria, algo que tem sido aprimorado, uma vez que os criminosos usam disfarces, entre outros artifícios, para se passarem por pessoas de boa fé e até mesmo de moradores. Manter-se firme às regras é o que faz a diferença nos casos de furto.

Na questão de instalações, também se deve considerar a instalação de equipamentos de Segurança Eletrônica, como câmeras e controle de acesso para condomínios que, previnem atos criminosos, bem como, é útil nos casos em que o morador ou funcionário passa por alguma situação em que o registro das imagens são um grande auxílio.

Por fim, outra dica fundamental é que os moradores também devem seguir as regras que favorecem a segurança de todos, não liberando acesso a pessoas desconhecidas, pelo gesto de simpatia ou porque a pessoa estava bem vestida e parecia ser do bem. 

Bom senso, respeito às regras e investimento em sistemas de vigilância, são as formas de prevenir furtos e depredações do condomínio.

Sistema de CFTV em condomínios

Proteger os moradores e seus respectivos bens, assim como, os objetos de uso comum de um condomínio é uma tarefa que pode ser feita com perspicácia quando se pode contar com um sistema de câmeras de circuito fechado de televisão.

Isso porque, o número de blocos residenciais presentes em um condomínio, que normalmente conta com segurança enxuta,  realidade em muitos empreendimentos, sem dúvida, precisa de facilidade para acessar remotamente as áreas distantes da portaria cujos  os funcionários não podem abandonar seu posto de trabalho.

Há dias em que a circulação de pessoas nas áreas internas e externas dos condomínios tem seus maiores picos, inclusive, na questão de visitantes que aumentam em finais de semana, por exemplo, o que se torna uma prioridade da segurança e portaria proteger as pessoas e evitar que depredações aconteçam.

A vantagem, então, já começa pelo custo benefício, mesmo que o condomínio tenha uma apólice de seguro, sabe-se que nem todos os itens são indenizáveis, e além disso, a frustração e tempo de espera de resolução do seguro, chega a causar dor de cabeça, e o melhor caminho é a prevenção a fim de inibir comportamentos ilícitos.

Saiba como é fácil e viável prevenir furtos e depredações em condomínios. Agende uma visita com a Locatronic Equipamentos de Segurança.

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.