Como proteger escolas com cerca virtual com infravermelho

Atualmente a cada dia, criminosos criam novas estratégias de roubo, seja para invadir empresas, comércios, residências e escolas do cidadão de bem. Nesse sentido, o mercado de segurança cada vez mais evolui, procurando sempre estar um passo à frente da criminalidade e dos criminosos. E um dos principais aliados, é a tecnologia.

Assim, a cada ano, surgem novidades em câmeras de segurança, em aparelhos de gravação de imagens, etc. Um dos meios de grande eficácia para prevenir roubos, furtos e invasões é a instalação  do sensor de barreira infravermelho estrategicamente posicionados que detectam a presença humana e de animais, acionando um alarme, comunicando a central ou enviando SMS no celular, permitindo ação rápida e eficiente, para evitar disparos desnecessários, é feito uma programação por quilo, onde reduzimos o nível de disparos, para animais, como cachorros, gatos e pássaros.

Mas afinal, você conhece um sensor de barreira infravermelho? Sabe como ele funciona na prática? A Locatronic elaborou um artigo para tirar suas principais dúvidas. Fique com a gente!

Sensores de Barreiras Infravermelhos Ativos (IVAs)

Em resumo, os IVAs são sensores que detectam movimentos através de emissão de luz infravermelha. Dessa forma, este dispositivo conta com um transmissor e um receptor de sinais de luz, invisíveis a olho nu. Quando qualquer indivíduo ou animal ultrapassa essa linha, um alarme é acionado instantaneamente. Sua presença tornou-se comum em muros de condomínios, escolas e empresas, e trata-se de um modelo mais discreto que uma cerca elétrica, por exemplo.

Além disso, é uma excelente forma de garantir a segurança tanto dos seus bens, quanto das pessoas que se encontram no local.

Portanto, como todos equipamentos de segurança eletrônica atuais, os sensores infravermelhos ativos apresentam vários modelos e com diferentes finalidades. Dentre eles, podemos citar:

  • Sensor IVA com apenas um feixe: Geralmente utilizado em automação, instalados em portas ou passagens, como no caso de estacionamentos. Limita-se a cerca de 20 metros.
  • Sensor Duplo Feixe: Utilizado em cima de muros, para evitar a ação de criminosos. Pelo fato de ser invisível a olho nu, apresenta excelentes resultados.
  • Sensor de feixe e quádruplo sincronizado: Utiliza-se para grandes locais, devido a seu alcance surpreendente. Existem modelos que oferecem até 700 metros de cobertura, com todos os feixes atuando em conjunto. Uma das suas principais vantagens é o não disparo de alarme falso, pelo fato de que um animal, por exemplo, não consegue acionar todos os feixes ao mesmo tempo.
  • Sensor múltiplo feixes: Esse dispositivo conta com 8 feixes ativos. Ou seja, trata-se de uma proteção equivalente a vários sensores, todos atuando ao mesmo tempo. Portanto, esse modelo amplia a proteção nos topos de muros, cercas, alambrados, paredes e também em áreas abertas.

Cada modelo adequa-se a um tipo de local. Dessa forma, é interessante estudar o local antes de fazer qualquer instalação. Assim, você aumenta a efetividade do sistema, além da sua confiabilidade.

Sensores de barreira infravermelho, conhecido também como cerca perimetral em escolas: como proteger

Diante de um cenário de insegurança, principalmente nas escolas, a instalação de sensores infravermelho  é um método bastante atrativo, que contribui com uma melhora na proteção de crianças e adolescentes. Como são bem mais discretos que as cercas elétricas convencionais, muitas vezes, surpreendem os criminosos, tornando a segurança do local ainda mais efetiva.

Além disso, reduz custos em sua gestão, havendo economias consideráveis. isto porque os sensores têm valores mais baixos em comparação ao outros métodos de segurança, ou seja, um maior custo benefício.

Em escolas, onde o fluxo é intenso, é preciso que se invista em segurança. Afinal a instituição está lidando com a vida de muitas outras pessoas. Portanto, além das câmeras, os sensores precisam ser instalados em locais adequados. Dessa forma, eles se tornam uma verdadeira arma para prevenir qualquer roubo, furto e até impedir que alunos fujam da escola, situação muito comum.

Dessa forma, o primeiro passo para a instalação de um sensor IVA em uma escola é a identificação dos pontos vulneráveis. A partir daí, com a identificação dos pontos, parte-se para a instalação, com cuidado em alguns pontos:

  • Não instalar em locais onde haja trepidação ou que sofram movimentos;
  • Os receptores nunca devem ficar com a lente voltada para o sol;
  • Utilize sempre uma bateria de 12V em paralelo com a alimentação da fonte;
  • Chuvas constantes podem afetar a eficiência do aparelho. Assim, em locais mais abertos, recomenda-se a instalação de um sensor com mais feixes.

Existem ainda uma opção muito interessante, que é interligar as câmeras ao sensores IVA. Vamos entender melhor na seção a seguir.

Sensores de barreira perimetral IVA interligados com  as câmeras de segurança

Em casos de escolas, pode-se buscar ainda mais segurança com uma solução robusta, que vem sendo bastante utilizada nos últimos anos. Trata-se de um sensor de presença interligado com as câmeras de segurança, que detecta o movimento e então inicia a gravação. Nesse sentido,  é feita uma programação  para gravar  somente quando os sensores são acionados. Dessa forma, quando o invasor ultrapassa a barreira, captura-se uma imagem, que fica armazenada no HD do equipamento.

Por fim, é possível ainda  integrar todo esse sistema aos dispositivos móveis dos responsáveis da escola. Assim, os responsáveis são avisados por e-mail ou mensagem de texto imediatamente!

Outro sistema que pode ser utilizado para escolas, empresas e condomínios, são as câmeras com inteligência de vídeo ou analítico de vídeo, que criam uma barreira infravermelho, formando uma cerca virtual, que acoplada ao gravador, dispara um alarme sonoro e envia SMS para o celular do responsável, desta forma tem duas funções em um único sistema.

Essas câmeras podem ser instaladas em muros, como uma cerca virtual infravermelho, para ter uma visão do muro, calçada e rua.

A Locatronic, desde 1997, tem como objetivo trazer ao mercado uma solução que traga sempre segurança e monitoramento. Somos pioneiros e líder de mercado no segmento de locação de Circuito Fechado de Televisão CFTV, atuamos em diversas frentes como comércios, empresas, condomínios, fábricas, hotéis e muitos outros. Além de oferecer toda assistência técnica desde a instalação até a manutenção, treinamento e suporte é a garantia que seu equipamento está em perfeito funcionamento.

Dessa forma, caso precise de qualquer solução em segurança, entre em contato com a gente! Ficaremos felizes em ajudar!

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.