Condomínio Autônomo #3 Comunicação Condominial – Interfonia

O Interfone é essencial na comunicação interna e externa de um condomínio residencial ou comercial.

Avançando em nossa série que trata de sistemas eletrônicos de segurança voltados à condomínios residenciais, e que podem ser integrados entre si, vamos falar hoje sobre o sistema de interfonia e suas funcionalidades.

Podemos dizer que existem dois tipos de comunicação condominial:

1. Comunicação condominial interna: O interfone

É o mais utilizado pelos condomínios. Possui integração completa com os outros sistemas eletrônicos de segurança.

O interfone, assim como os demais sistemas, tem sua versão com cabo de comunicação em par metálico e comunicação IP. A diferença está na instalação e grau de complexidade tecnológica, mas ambos têm os mesmos recursos.

O sistema IP utiliza menos equipamentos, portanto possui mais possibilidades que uma central analógica.

O interfone, integrado à outros sistemas no condomínio, oferece:

  • Comunicação entre os apartamentos;
  • Comunicação entre apartamentos e áreas comuns;
  • Integração com o sistema de CFTV;
  • Integração com o sistema de Controle de Acesso;
  • Integração com sistema Alarme de Incêndio;
  • Integração com sistema de Alarme de Intrusão Perimetral ou de ambiente comum.

2. Comunicação condominial com vínculo externo

Utiliza central de interfones integrada à interface telefônica onde o mesmo aparelho que realiza chamadas externas com número fixo ou celular, servirá como interfone (comunicação interna). Esse serviço é utilizado em condomínios comerciais e residenciais de grande porte.

Por que utilizar esse sistema?

Pela praticidade! Necessita menos equipamentos e tem como função principal a comunicação entre as unidades, entre unidades e portaria ou central administrativa, e entre as unidades e o ambiente externo.

Esse sistema não oferece integração com outros sistemas eletrônicos de segurança do condomínio.

O sistema de comunicação condominial com vínculo externo, possibilita:

  • Conferências entre condôminos por áudio;
  • Comunicação entre torres dentro do mesmo condomínio;
  • Comunicação com portarias e administrações internas;
  • Desvio de chamada de interfones para celulares, para cada unidade;
  • Abertura remota de fechaduras de “apartamentos” ou “escritórios”.

A Locatronic utiliza a linha SCA 1000 da Intelbras. Com os equipamentos dessa linha temos o controle de 80% de tudo o que acontece no condomínio. Tudo isso dentro de uma forma de comunicação segura e inviolável contra ações externas.

A portaria autônoma utiliza o interfone analógico para comunicação com quem está na rua e com os moradores. Facilita a comunicação entre as unidades e pode inclusive, através do interfone, emitir comandos para outros equipamentos como: Abrir portas e portões de garagem, enviar sinais de pânico para emergência médica, avisos de incêndio e algumas outras funções como conferência entre unidades podendo inclusive, pelo interfone, fazer reunião de condomínio, com todos em seus próprios apartamentos/casa, precisar de internet ou software, apenas pelo aparelho de interfone. O mesmo que você utiliza para falar com o porteiro ou o entregador.

Numa escala de grandeza o interfone é o segundo mais importante em uma portaria autônoma eficiente. O primeiro é o controle de acesso condominial que você poderá conferir nos posts anteriores.

Não deixe de acompanhar a nossa série! No próximo post, falaremos sobre os Sistema de Alarme, outro grande aliado do Condomínio Autônomo.

Sobre a Locatronic

É uma empresa especializada em LOCAÇÃO de sistema de CFTV, está presente no mercado com larga experiência há mais de duas décadas, atendendo as reais necessidades de cada cliente, verificando quais são os problemas enfrentados e através de uma análise feita pelos nossos consultores, é feita uma avaliação para a melhor implantação do sistema, que seja eficaz e traga tranquilidade aos nossos clientes.

Obrigada por visitar nosso Blog.

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.