Condomínio Autônomo #4 Central de Alarme

Dentro da série Condomínio Autônomo, falaremos nesse post, sobre a Central de Alarme, que é tão importante quanto qualquer outro sistema de segurança, dentro de um condomínio.

Assim como os outros sistemas que vimos nos posts anteriores, o Sistema de Intrusão e Alarme, pode fazer parte de uma integração de sistemas eletrônicos de segurança, para dar ao condomínio, mais autonomia. Os alarmes operam em dois segmentos: Central Monitorada e Central Não Monitorada.

  1. Central Monitorada

Possibilita o acompanhamento via software ou por aplicativos em celulares e tablets, fazendo com que a central informe tudo o que está acontecendo no ambiente em que está instalada.

Essa central monitorada é melhor aplicada para pessoas físicas, em ambientes como: Casas, condomínios e empresas pequenas.

Operam e notificam por:

  • Linha telefônica – A central efetua uma ligação à uma determinada sequência de números telefônicos;
  • Celular – Efetua ligação, mas também envia SMS para números cadastrados;
  • Link de Internet – Envia mensagem e disparo remoto aos aplicativos de monitoramento e controle de centrais;
  • Sinal sonoro – Dispara sirene que vai de 20 à 200 decibéis.

2. Central Não Monitorada

Utilizam o software de monitoramento The Guardian e Security Center, para gestão.

A forma de detecção utilizada, tanto pra central monitorada, como para a não monitorada, é o sensor.

O sensor IVP é utilizado em ambientes internos e externos e detecta por:

  • Temperatura – Quando uma sala está fechada à um certa temperatura, e a porta é aberta, o golpe de ar e a diferença de tempertura, disparam o sensor.
  • Microondas sonoras – Em um ambiente silencioso, um pequeno ruído dispara esse sensor.
  • Movimento ou presença – Emitem um feixe infravermelho que quando interrompido, aciona o sistema de intrusão.

A Locatronic trabalha com sensor que possui 3 tecnologias em um único equipamento, e ainda tem a função “pet” que não dispara com a  presença de animais domésticos. A tecnologia “pet” detecta o tamanho de massa da presença e diferencia animais e crianças pequenas com exatidão.

Sensor Infravermelho Passivo (IVP) é um dispositivo de campo utilizado no sistema de alarme de segurança eletrônica para detecção de intrusão em uma área determinada. O sensor infravermelho passivo (IVP) também é chamado de sensor de presença, sensor de proximidade ou sensor de movimento.

Sensor Infravermelho Ativo (IVA) – É utilizado para cercar o perímetro ou barreiras infravermelhas. O feixe infravermelho ultrasônico que sai do emissor e chega ao receptor, quando interrompido, aciona o disparo do sistema e pode ser configurado para disparo rápido ou devagar. Também possui a função “pet”.

Atualmente existe IVA com 8 feixes para longas distâncias e a Locatronic utiliza de 70 e 110 metros, com IR inteligente (InfraRed – infravermelho), ajustável ao ambiente.

O Sensor IVA, é um equipamento utilizado para segurança eletrônica em geral, que cria uma barreira invisível entre suas unidades TX (transmissor) e RX (receptor) através de um ou mais feixes infravermelhos.

Sensor de Porta Magnético – É aplicado à portas e janelas. Serve para avisar em caso de abertura indevida, por arrombamento ou entrada não autorizada. Pode ser instalado em forma de sobrepor ou até mesmo internamente, dentro de paredes e portas.

Sensor Magnético – Também conhecidos como “reed switch”, é acionado a partir de um campo magnético, geralmente proveniente de um imã permanente ou de uma bobina. Eles funcionam basicamente, como uma chave liga/desliga e, portanto, tem várias aplicações.

Sensor de Alarme Quebra Vidro – Como o nome já diz, é colocado em vidros e serve para avisar quando o vidro sofre pressão. Pouco utilizado em sistemas de alarmes residenciais e condominiais. Possui uma aplicação maior em sistemas de incêndio, mas pode ser utilizado também, na intrusão de segurança. Esse sensor de pressão possui alta tecnologia, capaz de detectar a quebra de um vidro e enviar as informações do ocorrido à uma central, para que o alarme seja disparado, notificando os responsáveis pelo local.

Aplicação no Condomínio Autônomo

É fundamental para um condomínio onde não possui funcionários ou em quantidade reduzida, para uma boa vigilânica perimetral, tanto dos ambientes como dos acessos, através de portas.

O Sistema de Intrusão e Alarme pode ser integrado à outros sistemas eletrônicos de segurança (controle de acesso, interfone, CFTV) para cuidar de todos os acessos, bem como do perímetro, dando cobertura à todos os pontos vulneráveis.

Integrações do Sistema de Intrusão e Alarme

  • Botão de pânico – Dispara um aviso à alguém, notificando situação de perigo.
  • Botão de pânico médico – Sinaliza alguém e avisa que problemas médicos estão ocorrendo.
  • Integração com CFTV – A central é ativada pelo DVR (gravador) que avisa sobre ameaça de alguém ao local.
  • Integração com sistema de Controle de Acesso – Em caso de invasão, lacra todas as portas, fazendo um “lockdown”.
  • Integração com Sistema de Incêndio – Avisa se cabos e fios forem danificados ou furtados (sistema instalado em seus equipamentos por completo).
  • Sistema de AI (Artificial Inteligence) – A central é programada para armar, desarmar, testar zonas, bateria e tudo que estiver conectado à ela, de forma inteligente e independente (é a usada pela Locatronic).

A Central Não Monitorada faz exatamente tudo o que a Monitorada faz, mas não avisa ninguém, apenas dispara sinal sonoro. É utilizada em locais onde sempre tem alguém presente.

Não deixe de acompanhar a nossa série! No próximo post, falaremos sobre o Sistema de CFTV (câmeras de segurança), protagonista no Condomínio Autônomo.

Sobre a Locatronic

É uma empresa especializada em LOCAÇÃO de sistema de CFTV, está presente no mercado com larga experiência há mais de duas décadas, atendendo as reais necessidades de cada cliente, verificando quais são os problemas enfrentados e através de uma análise feita pelos nossos consultores, é feita uma avaliação para a melhor implantação do sistema, que seja eficaz e traga tranquilidade aos nossos clientes.

Obrigada por visitar nosso Blog.

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.