Locação de câmeras de segurança para escolas: como manter os alunos protegidos?

Antes de mais nada, todos sabemos que as câmeras de segurança são uma forma de garantir a segurança de um grupo de pessoas ou ambientes. Elas servem como uma ferramenta para ampliar a visão e registrar acontecimentos em tempo real ou através das gravações como prova, promovendo uma ação imediata, caso ocorra alguma situação desfavorável.

Devido ao grande aumento de drogas na porta das escolas, assaltos aos arredores e outros problemas que citaremos a seguir, a insegurança tomou conta de jovens, crianças e adolescentes. Isso faz com que os administradores, diretores e supervisores considerem a importância da implantação de um sistema de câmeras de segurança.

Dessa forma, são inúmeras as vantagens associadas ao uso das câmeras  em locais com grande fluxo de pessoas.

Câmeras de segurança nas escolas

Atualmente, o investimento em segurança é algo primordial em todas as  esferas de nossa sociedade. Dessa forma, a instalação de câmeras de segurança em escolas garante aos pais e responsáveis a segurança dos seus filhos, durante o horário escolar, e até mesmo em atividades extra curriculares.

Portanto, vamos entender melhor quais são as principais situações evitadas e flagradas com o uso de câmeras de segurança  em escolas.

Crimes dissuasivos

A presença de câmeras em locais visíveis e estratégicos, por vezes, impedem roubos e vandalismos, atuando como um fator de impedimento para a ação de criminosos.

Abusos sexuais

Atualmente, uma das maiores ameaças que crianças e adolescentes em idade escolar enfrentam são os abusos sexuais, por parte de pedófilos que podem, sutilmente, estar dentro e fora das escolas. Dessa forma, um sistema de câmeras de segurança é de extrema importância para rastrear essas pessoas, ajudando ainda a informar a polícia sobre situações de ameaça em tempo real!

Assédio moral e Bullying

Adolescentes intimidando ou assediando outros estudantes podem ser disciplinados com base em registros de imagens e áudios feitos por câmeras de segurança. Isto ajuda a melhorar as relações interpessoais entre os próprios alunos, mostrando que isto é algo proibido e que traz apenas consequências ruins. Os sistemas de câmeras de segurança de nova geração possuem recursos de captação e reprodução de áudio, desde que autorizados pelos pais e responsáveis.

Evacuação de Emergência

Em suma, caso ocorra alguma situação que necessite de uma evacuação total (um incêndio, por exemplo), as câmeras de segurança em tempo real podem ajudar na tomada de decisão rápida, importantíssima nessas situações. Assim, a evacuação de crianças, professores e funcionários pode ser feita de maneira eficiente, evitando que algo pior aconteça.

Câmera como um instrumento de controle disciplinar

Como dito anteriormente, a violência escolar ganha traços cada vez mais graves, tornando-se em um problema social bastante preocupante. Hoje, relaciona-se com uso de drogas, facilidade de portar armas, entre outras situações. É a violência transpondo os muros da instituição escolar.

Assim, neste cenário de indisciplina, torna-se importante a busca por meios de mostrar às crianças e adolescentes, que a negação das regras, causam um processo de perturbação no aprendizado delas mesmas, prejudicando seu desempenho escolar.

Mas, onde o sistema de câmeras de segurança entra nesse processo? Além de evitar as situações acima descritas, ele pode atuar como uma ferramenta de prova para atos de violência ou algo relacionado dentro dos muros da escola. Isto possibilita uma maior fiscalização e controle dessas situações. Além disso, os pais também podem ter acesso ou solicitar essas imagens. O que torna ainda melhor a relação entre pais e o próprio grupo escolar.

Portanto, os alunos irão pensar duas vezes antes de se envolver com alguma coisa errada. Eles irão saber que, se fizerem, tem alguém que está de olho em tudo! Em outras palavras, o comportamento está sendo monitorado.

Por fim, vale ressaltar, que a câmera não deve ser considerada um instrumento do medo. E sim, algo que está ali pra ajudar e  garantir segurança!

Investimento em segurança atual nas escolas

Primordialmente, sabemos que o setor público no Brasil, inclusive as instituições de ensino, sofrem com a falta de verba. E as câmeras, no geral, não são itens baratos. Escolas do setor privado, geralmente, saem ganhando nesse quesito.

Contudo, a situação tem mudado. Segurança se tornou essencial. E os esforços não podem ser medidos quando se trata deste assunto. Portanto, as escolas de forma geral devem gastar e usar os recursos com sabedoria. A escola poderá também focar em reuniões com os pais, internas e outros encontros , quando o assunto for a  segurança dos pequenos!

Além disso, sabemos que a insegurança não se limita apenas de fora para dentro dos muros. Em outras palavras, pais, que por exemplo precisam deixar as crianças no berçário, sabem do risco que elas estão sujeitas. Entre essas situações, podemos citar a má alimentação e até, em casos extremos, os maus tratos. Ou seja, um problema que está dentro dos próprios muros da instituição. Esse é mais um dos motivos pelos quais ressalta-se a importância de câmeras de segurança.

Além de trazer benefícios para a escola, os pais vão procurar instituições que justamente invistam nesse quesito, afinal querem o filho bem, livre de qualquer problema. E caso algo aconteça, as provas estarão lá!

Locação de câmeras

Uma forma de manter um custo benefício em relação às câmeras de segurança em instituições, é escolher a opção da locação das mesmas. Com o aluguel de câmeras de segurança, a escola poderá ter  acesso a equipamentos modernos e de alta qualidade, que são de fácil operação. As empresas especializadas  na locação de câmeras de segurança oferecem ainda todo o suporte técnico para a instalação e o funcionamento dos dispositivos para o acesso através da internet, possibilitando a facilidade no monitoramento.

Dessa forma, considere levar em conta  que a Locatronic é uma empresa pioneira  e líder de mercado no segmento de locação de Circuito Fechado de Televisão CFTV, atuamos em diversas frentes como comércios, empresas, condomínios, fábricas, hotéis e muitos outros.

A Locatronic desenvolve projetos para os sistemas de câmeras, analisando os pontos estratégicos de instalação e aplicação de acordo com a necessidade de cada cliente. Na locação, a manutenção corretiva de equipamentos e softwares é gratuita. Dessa forma, nós cuidamos do total funcionamento dos equipamentos. Responsabilidade e comprometimento com a sua segurança.

Entre em contato com a gente!

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.