O que podemos esperar do setor logístico em 2020

Aqui na Locatronic valorizamos bastante o mercado logístico, pois ao longo da nossa história de mais de duas décadas de existência, trabalhamos muito com empresas desse segmento e evoluímos juntos com nossos clientes a operação e tecnologia aplicada ao negócio.

Atualmente o setor logístico enfrenta grandes mudanças, especialmente quando o assunto é automação, sistemas de gerenciamento de riscos e segurança. O acesso a equipamentos que monitoram a operação de forma integrada tornou tudo mais ágil e controlado, até porque, em muitos casos as transportadoras lidam com produtos de alto valor agregado.

Em nossa vivência com clientes desse mercado fica notável o quanto gerenciar bem a operação de dentro para fora reflete diretamente na performance da empresa como um todo. Isso significa entender como funcionam as atividades internas, como é o fluxo de entrada e saída pois, tendo uma operação interna eficaz poderá oferecer o melhor serviço para os clientes. 

Em 2020 as projeções são que o mercado logístico opere com:

Entrega por Drones

Idealizada e já em fase de testes pela multinacional Amazon, a entrega por drones é uma tendência que em breve estará disponível em larga escala. Apesar de algumas empresas já utilizarem esta tecnologia para levar pizzas e outros alimentos, o delivery por drones ainda enfrenta limitações em questões de tamanho, peso, localização e condições de transporte. No entanto, em 2020, esta novidade deve estar disponível para a entrega de mais produtos e em uma maior extensão.

Dica: Já que ainda é uma ferramenta que atende melhor à itens de pequenas dimensões e pesos, muitas companhias apostam na utilização dos drones para a entrega de documentos e planilhas, principalmente de urgência, já que a entrega é bem rápida.

Rastreamento de radiofrequência

Embora o rastreamento por radiofrequência já seja comum em algumas empresas, não podemos esquecer de colocá-lo como uma das tendências da logística no Brasil para 2020.

Este sistema funciona enviando sinais de rádio e, devido a essa característica, é possível monitorar o movimento de uma frota em locais fechados, como túneis e subsolos. Além disso, ao contrário do rastreamento por satélite, os sinais de rádio não sofrem interferência dos inibidores de sinal. Desta forma, ocorrem menos oscilações e o gerente de frota pode ter uma boa noção de todo o sistema.

Logística compartilhada

No Brasil, a prática ainda não é muito comum, mas é exatamente por essa razão que ela entra na nossa lista de tendências para o próximo ano. A ideia básica da logística compartilhada é reunir empresas que tenham interesses em comum e criar mecanismos que viabilizem o compartilhamento de serviços, como espaços em armazéns ou transportes.

Hoje, a ação mais executada na logística compartilhada é a utilização otimizada de caminhões, pela qual as empresas extraem o potencial máximo dos veículos, aumentando a eficiência e reduzindo os custos.

A Locatronic pode te ajudar nesse processo de automatização do monitoramento da operação, oferecendo a locação de todo o CFTV + controle de acesso dentro de um projeto personalizado de acordo com suas necessidades, além da manutenção e atualização dos equipamentos locados, e o suporte técnico, sempre que precisar!

Esperamos que tenham gostado e que invistam no aluguel de CFTV caso sua transportadora ainda não usufrua desse benefício!

Foi muito bom recebê-lo aqui em nosso blog, espaço que utilizamos para abordar temas relacionados ao nosso principal universo. A nossa intenção é orientar sobre as questões técnicas, possibilitando uma escolha responsável, e maior probabilidade de satisfação com o resultado!

Para mais artigos, clique aqui.

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.