Quais os benefícios das câmeras de segurança para o setor de logística

Quais os benefícios das câmeras de segurança para o setor de logística

Atualmente, o setor de logística no Brasil não para de crescer. Mesmo em tempos da pandemia da COVID-19, a exigência do mercado em relação ao segmento só aumenta. Dessa forma, se partirmos para os números, o país registrou um crescimento de 400% na abertura de lojas virtuais desde o início da quarentena, e o número de compras online em 387%.

Qual o resultado disso? Um maior número de entregas e manuseio de materiais em geral. Portanto, com todo esse aumento, surge também a necessidade de proteção de todo esse material armazenado. E para isso existem os Sistemas de Segurança Eletrônica, com câmeras de segurança, o CFTV.

Mas afinal, como isso funciona? Qual a importância de uma câmera de segurança? Vamos entender um pouco mais sobre elas.

Câmeras de segurança: tipos

De antemão, o mercado atual oferece diversas opções, com uma variação de preços com  valores mais baixos até valores mais elevados. Dessa forma, alguns modelos comercializados no Brasil são:

  • Câmeras com tecnologia HD ou Full HD, Infravermelho: possuem sensores que se acendem quando detectam baixa luminosidade, mantendo a qualidade da imagem em P&B e HD. Encontramos nas câmeras HD e Full HD o modelo, Dome e Bullet, que é a caixa de proteção externa da câmera que é utilizada de acordo com o ambiente. 
  • Câmeras com tecnologia HD: com 4 megas ou 4 K, também possuem infravermelho, só que com qualidade superior, para identificar detalhes. Encontramos nos modelos das câmeras citadas, Dome e Bullet, que é a caixa de proteção externa da câmera, utilizada de acordo com o ambiente.
  • Câmeras com tecnologia, HD ou Full HD Color ou Starlight! São câmeras que mesmo no escuro ou com baixa luminosidade, mantém as imagens em cores Encontramos nos modelos das câmeras citadas, Dome e Bullet, que é a caixa de proteção externa da câmera, utilizada de acordo com o ambiente.
  • Câmera IP: são câmeras com um tecnologia que apresenta funções de servidor da Web, FTP e consegue operar com diversos protocolos de segurança e de rede. A câmera IP pode ser configurada para enviar vídeos através de uma rede, em  suma, vem com um servidor interno, que envia as imagens diretamente para a internet, ou para um gravador NVD. Encontramos nos modelos das câmeras citadas, Dome e Bullet, que é a caixa de proteção externa da câmera, utilizada de acordo com o ambiente.
  • Câmeras Varifocais: são câmeras que possuem uma variação de lentes com ajustes internos e podem alcançar distâncias que uma câmera comum não atinge, ou aproximar mais uma imagem. Encontram-se nos modelos, HD e IP, com caixas de proteção, Dome e Bullet, utilizadas de acordo com o ambiente.
  • Câmeras  Fisheye: são câmeras que possuem visão de 180º à 360º, dependendo do local e altura que for instalada. São usadas somente em ambientes internos.
  • Câmeras Speed Dome: são câmeras que possuem uma visão 360º, utilizadas em estacionamentos, shoppings, indústrias, normalmente  em locais que possuem uma central de monitoramento, onde o responsável pelo monitoramento das imagens, pode dar zoom de aproximação, quando vê algo acontecendo. Desta forma podem acionar a segurança, para as devidas providências.
  • Entre outros modelos para projetos específicos, podemos chamar de câmeras Especiais: a câmera LPR que faz a leitura de placas automática, a câmera que faz o Reconhecimento Facial e Contagem de pessoas, câmeras com Medidor de temperaturas integrado, dentre outros modelos, não citados.

Portanto, a escolha da câmera dependerá do local. Elas têm alcances diferentes com variações de lentes fixas e varifocais, assim como modelos especiais para ambientes específicos, dessa forma, precisam estar instaladas em locais estratégicos para que o projeto fique de acordo com o que foi determinado e que todo o perímetro fique no alcance de suas lentes!

Geralmente, os setores de logística das empresas são os mais vigiados, afinal, são eles que contém o material que produz o ganho da mesma.

Importância da câmera para o setor de logística

Além de permitir que transportadoras possam oferecer informações em tempo real para os seus clientes, é possível ter conhecimento sobre qualquer ocorrência que possa impactar na entrega do produto.

Além disso, atua na prevenção de furtos e acidentes. Como sabemos, a câmera não impede a ação. Contudo, o rastreamento e imagens permite a obtenção de informações precisas acerca de tudo o que está acontecendo!

Outro fator essencial é que, a produção de vídeos, possibilita a investigação de episódios de vandalismo e ações suspeitas. O gestor pode ainda identificar os erros nas operações, como desvios e manipulação errada dos produtos, especialmente de cargas perigosas e de alto valor.

Por fim, acompanhar, por exemplo, o motorista por meio de câmeras instaladas no veículo, também ajuda na perícia de acidentes de trânsito. Dessa forma, fica fácil descobrir qualquer infração, como excesso de velocidade, aberturas de portas e frenagens, que podem danificar o material!

Desvantagens de não usar câmeras para o setor

Antes de mais nada, a sensação de insegurança é o principal motivo! Sem um sistema de câmeras eficiente, não há como saber o que está acontecendo! Como resultado, há perdas, seja de bens patrimoniais, ou capital humano.

Além disso, toda a gestão fica comprometida! O sistema de câmeras ajuda a melhorar o desempenho das transportadoras, porque registra dados e cria relatórios importantes para a tomada de decisão mais inteligente.

Referência em sistemas de segurança

Uma das principais características na Locatronic é o atendimento realizado por uma equipe altamente capacitada e minuciosa, atenta a todos os detalhes que envolvem a instalação de um sistema de CFTV.  A Locatronic desenvolve ainda projetos para os sistemas de câmeras, analisando os pontos estratégicos de instalação e aplicação de acordo com a necessidade de cada cliente.

Dessa forma, garante a eficiência, segurança, tranquilidade e pleno funcionamento do Sistema de Segurança Eletrônica de todos os locais dentro do seu patrimônio, observando tudo o que acontece no local, seja através de uma central de monitoramento da empresa ou através das gravações. Gravação 24 horas e acesso via internet.

Entre em contato com a gente!

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.