Locatronic Blog

Qual a importância de câmeras de segurança em casa de repouso?

Atualmente, com o envelhecimento da população, cada vez mais famílias estão optando pelas casas de repouso para seus idosos. Mas antes que você pense nisso como sinal de abandono, as casas de repouso servem, na verdade, como um estabelecimento para abrigo, sustento  e para pessoas que têm dificuldade em se manter ou que exigem cuidados especiais de técnicos de enfermagem. 

Além disso, se considerarmos ainda problemas de saúde ou doenças como o Alzheimer, é impossível cogitar que o indivíduo fique sozinho. Assim, a casa de repouso surge como uma opção para um espaço de acolhimento, cuidado, tratamento e convívio social, tão importante para o idoso.

Em suma, as casas de repouso são instituições voltadas a idosos dependentes e independentes, que necessitem de assistência e cuidados especializados. Eles recebem acompanhamento contínuo e possuem controle adequado de todas as suas necessidades por profissionais da área da saúde. Geralmente, essas casas oferecem ainda atividades terapêuticas, no intuito de manter o idoso ativo, diminuindo e desacelerando a perda das suas funções cognitivas, e fornecendo envelhecimento de qualidade!

Entre as principais atividades, podemos citar:

  • Fisioterapia
  • Terapia Ocupacional
  • Fonoaudiologia
  • Atividades de ginástica coletiva
  • Oficinas de culinária
  • Passeios
  • Serviços de beleza

E muito mais.

Nesse sentido, ressalta-se a importância de manter um local como este bem vigiado, através de um bom sistema de segurança. Afinal, estamos lidando com pessoas vulneráveis em possíveis situações de risco. Uma câmera, por exemplo, evita acidentes, além de trazer uma maior sensação de segurança para o local.

Importância de câmeras de segurança em casas de repouso

Antes de mais nada, um sistema de segurança em uma casa de repouso é essencial para garantir a segurança de todos os pacientes. Além disso, é um diferencial para os familiares, permitindo que possam acompanhar os passos da pessoa amada em todas as atividades. Portanto, é um dos fatores que deve ser levado em conta, quando for o momento de escolher o melhor local para a pessoa idosa.

Dessa forma, a câmera permite, por exemplo, analisar o cuidado que o local tem com a alimentação, verificando assim se oferece-se um acompanhamento nutricional adequado, e se o idoso está se alimentando corretamente.

Em relação aos cuidadores, que são as pessoas que auxiliam o dia a dia dos idosos, a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), determina o número na casa de repouso de acordo com o grau de autonomia dos idosos. Portanto, torna-se importante um estabelecimento que tenha o monitoramento de câmeras online, favorecendo o cuidado e acompanhamento de perto com aqueles que mais precisam.

A Locatronic desenvolve projetos para os sistemas de câmeras, analisando os pontos estratégicos de instalação e aplicação de acordo com a necessidade de cada cliente. Desde 1997, é pioneira e líder de mercado no segmento de locação de Circuito Fechado de Televisão CFTV, atuando em diversas frentes como comércios, empresas, condomínios, fábricas, hotéis e muitos outros.

Equipamentos essenciais para um sistema de segurança em casas de repouso

Desde já, vamos conhecer os principais equipamentos essenciais para um bom sistema de segurança para uma casa de repouso.

Câmeras 

Em suma, existem vários tipos atualmente no mercado. Com tantas opções, é importante escolher aquela que mais se adequa ao local. Entre as opções, podemos citar as câmeras HD, câmeras Full HD, câmeras 4K, câmeras IP, câmeras Starlight ou Collor (que captam imagens em colorido, mesmo no escuro), dentre outros modelos não citados que são aplicados em outras estruturas.

DVR (Digital Video Recorder)

Em outras palavras, é o equipamento central de todo um sistema de segurança. O DVR grava, transmite e coordena o acesso aos usuários. Pode ser configurado de acordo com as necessidades da casa de repouso. Além disso, dependendo de como ele for configurado, influencia diretamente no tempo de armazenamento das imagens.

Disco rígido (HD)

Trata-se do local onde armazenam-se todas as imagens. Semelhante a um disco rígido de um computador, com especificações próprias para um sistema de segurança. Além disso, é projetado para suportar gravação contínua ou por detecção de movimento, dependendo da configuração feita. A capacidade do disco influencia diretamente no tempo de armazenamento das imagens.

Fonte de alimentação

Como todo sistema elétrico, precisa de uma fonte para ligar o mesmo à rede elétrica. Dessa forma, a fonte de alimentação conecta-se ao DVR, visto que o mesmo fornece energia às câmeras. Dependendo do projeto, as câmeras necessitam de fonte de alimentação de energia.

Cabeamento

Em suma, na maioria dos sistemas com DVR, a conexão de todas as câmeras é feita via cabo de  rede. Eles são semelhantes aos cabos de internet, o que irá determinar o tipo de cabo, será a distância, se terá intempéries. Um dos grandes problemas do cabeamento é o local onde passarão. Dessa forma, as casas de repouso devem escolher locais onde os mesmo fiquem ocultos. Não é obrigatório. Questão de estética! Normalmente é passado pelo forro de gesso no teto. Não havendo essa possibilidade, poderá ser instalado com a cobertura de canaletas.

A Locatronic garante a eficiência, segurança, tranquilidade e pleno funcionamento da vigilância de todos os locais dentro de seu patrimônio. Gravação 24 horas e acesso via internet.

Entre em contato com a gente!