Vigilância e Privacidade com “Black Mirror”

No seriado “Black Mirror”, o episódio ambientado em uma realidade alternativa, “The Entire History of You” apresenta seres humanos com um dispositivo implantado atrás de sua orelha, onde é possível gravar tudo o que fazem, vêem ou ouvem e guardar todas as memórias visuais e projetá-las em telas através dos olhos. 

A interessante tecnologia é bastante funcional para lembrar precisamente de momentos felizes ou para tornar mais lúdica as histórias vividas, úteis também para fins de segurança, como exemplo do episódio, onde o personagem Liam, antes de embarcar passa seu HD que mostra todas as atividades realizadas por ele nas últimas 24 horas, permitindo assim que os responsáveis pela checagem verifiquem se, por exemplo, o suspeito colocou uma bomba na bagagem. 

O mundo da forma como é apresentado no seriado, não está muito distante. Uma tecnologia altamente sofisticada, mas que com o rápido avanço dos sistemas, pode chegar até nossa realidade. 

Estaremos em constante observação? Que tipo de segurança isso nos traz?

Assimilando com a era 2.0, a produção dessas memórias tornam-se exponencialmente volumosas, pois nos encontramos no auge das mídias digitais e sociais, onde compartilhar memórias, através de fotos e vídeos, é ser visto online e ser lembrado. Essa exposição da vida pessoal ultrapassa barreiras, onde a interação se tornou uma forma de eventual vigia, onde um interage com o outro, e como consequência, as mídias sociais se tornaram então um lugar onde as pessoas armazenam suas vidas, de certa forma, representando o grão do seriado.

O sentimento de vigilância que isso dá aos indivíduos, estão ali para estabelecer um controle social, o que não fica muito diferente do que já vivemos nos tempos de hoje com as redes sociais.

A reflexão que fica, é o paralelo que encontramos com a vida real, onde o ser humano está sendo gravado e observado, mesmo que isso não ocorra pelos próprios olhos. 

Nesse futuro próximo retratado no seriado, o grain, dispositivo implantado atrás da orelha, é referência em controles de aeroporto, registro de denúncias policiais e até em entrevistas de emprego. 

 

Conta pra gente o paralelo que você fez desse episódio, vamos adorar compartilhar experiências!

 

Foi muito bom recebê-lo aqui em nosso blog, espaço que utilizamos para abordar temas relacionados ao nosso principal universo. A nossa intenção é orientar sobre as questões técnicas, possibilitando uma escolha responsável do serviço, e maior probabilidade de satisfação com o resultado!

Para mais artigos, clique aqui.

Muito obrigado e boa semana!

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.